A Covid-19 teve um impacto sem precedentes na economia global, e exigiu das empresas resiliência, inovação e estratégias de aproximação dos consumidores em escala global. Atenta ao cenário, a Tramontina investiu em adaptações para as novas necessidades dos consumidores também no exterior.
Ainda que grande parte das feiras globais tenha sido adiada ou cancelada em 2020, antes da pandemia a Tramontina teve a oportunidade de marcar presença na Hostex, importante feira de expositores na África do Sul — e pôde se aproximar de novos clientes especialmente interessados em gastronomia e no segmento de hotelaria.
O stand da marca contou com a participação de um conhecido chef sul-africano, Andrew Atkinson, que ministrou aulas de cozinha durante o evento. Uma experiência saborosa com os produtos para os visitantes.
No Reino Unido, os setores ligados ao lar registraram desempenho melhor, e para a Tramontina UK, os volumes de vendas aumentaram consideravelmente em comparação a 2019. Com a pandemia, o e-commerce consolidou-se como um importante canal de vendas e a empresa lançou um plano de ações comerciais, com abertura de lojas virtuais dentro das plataformas Amazon e Wayfair, e do lançamento do site da Tramontina UK.
Nos Estados Unidos, os consumidores também já podem encontrar produtos Tramontina pelo e-commerce tramontina.com. Acessível para dispositivos desktop, mobile e tablet, o site tem uma extensa variedade de produtos.
E para aumentar seu reconhecimento de marca no mercado norte-americano, a Tramontina USA lançou em 2020 páginas oficiais no Facebook e Instagram. Os produtos são apresentados através de conteúdos que aumentam a experiência dos consumidores.
A necessidade de cozinhar em casa gerou nas pessoas a necessidade de adquirir utensílios de qualidade. A estratégia de oferecer produtos Tramontina a preços vantajosos resultou em uma das campanhas mais bem sucedidas da história da marca em Cingapura.
Durante o lockdown no país, a Tramontina disponibilizou aos consumidores sua maior campanha de cobertura em supermercados, com 75 lojas participantes e mais de 18 mil peças vendidas.
Outra campanha com resultados positivos durante a pandemia aconteceu no Equador. Seguindo o conceito "Felices Nuevos Hogares" (Felizes Novos Lares), a edição 2020 da campanha circulou nas redes sociais da Tramontina no país e teve como objetivo inspirar os consumidores com a ideia de que “a felicidade não se busca, se constrói."
Churrasco na Alemanha
Um display personalizado da Tramontina Churrasco fez um enorme sucesso na rede de supermercados Aldi, na Alemanha. Em promoção, produtos da linha como talheres, espetos e utensilios de grill estiveram presentes em 1.900 pontos de venda no país, consolidando a Tramontina como um dos principais fornecedores no setor de grill e churrasco no país.